Aplicativo de Teste de Fluência do CAEd já avaliou mais de 50 mil estudantes em todo o país

Um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) tem possibilitado avaliar a fluência em leitura com maior precisão. Essa ferramenta tem como objetivo auxiliar o professor na avaliação do desempenho dos estudantes em leitura. O teste de fluência vem sendo utilizado pelo Ministério da Educação no programa Mais Alfabetização, que, só em 2018, avaliou o desempenho em leitura de cerca de 50 mil alunos de todo o país, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, utilizando o aplicativo do CAEd.

A aplicação do teste é realizada por meio de um aplicativo, baixado no smartphone. Para a aplicação do teste, não é preciso estar conectado à internet. A conexão só é necessária para baixar o aplicativo e para sincronizar os áudios dos estudantes.

Para garantir que o áudio gravado reflita exatamente o nível de fluência de leitura do aluno, a partir do momento em que o teste de fluência é ativado no aplicativo do celular, não há a possibilidade de refazer a avaliação. O material colhido na gravação fica registrado no sistema informatizado do CAEd e é analisado por uma equipe especializada. Os resultados são divulgados para as redes, escolas, turmas e para cada estudante, individualmente.

Clique no link abaixo e confira a reportagem sobre o aplicativo do Teste de Fluência do CAEd, exibida no quadro MG TEC do MGTV – 1ª edição, em 3 de julho de 2019.

Criado em: 05 Jul 2019 | Categoria: Notícias |