Coordenadora geral do CAEd é homenageada com medalha Heraldo Marelim Vianna de Mérito em Avaliação Educacional

A coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Lina Kátia Mesquita de Oliveira, foi homenageada na última segunda-feira, dia 4 de novembro, com a medalha CONAVE Heraldo Marelim Vianna de Mérito Educacional. A condecoração, recebida durante a abertura do V Congresso Nacional de Avaliação em Educação, em Bauru (SP), se deve à contribuição da professora para o desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil e sua importância para garantir o  direito à aprendizagem.

Em sua palestra sobre “Avaliação, formação de professores e direito à educação”, proferida na abertura do evento, Lina Kátia destacou o crescimento da avaliação educacional no país, principalmente na última década, quando passou a ser realizada sistematicamente na maioria dos estados brasileiros, por meio de seus sistemas próprios para avaliar escolas e estudantes. As características da avaliação interna e da avaliação externa também foram ressaltadas pela coordenadora geral do CAEd, assim como o potencial dos sistemas de avaliação externa enquanto instrumentos de medida do direito de aprender de crianças e jovens.

A professora também salientou as mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que, a partir de 2019, incluirá a avaliação da educação infantil e da alfabetização (creche, pré-escola e 2º ano do ensino fundamental), além das disciplinas de ciências humanas e ciências da natureza na avaliação do 9º ano do ensino fundamental. Com as alterações, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, deixarão de existir com essas nomenclaturas específicas passando a compor o sistema nacional (Saeb). A avaliação da educação infantil   terá o objetivo de analisar as condições de oferta das creches e da pré-escola do país. Os testes serão aplicados para os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Por fim, Lina Kátia destacou outros desafios importantes, entre eles, a formação de docentes e gestores educacionais e a construção coletiva do currículo e dos projetos pedagógicos nas escolas, a partir da compreensão e apropriação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da articulação e integração entre a rede estadual e as redes municipais de cada estado.

Lina Kátia é a primeira educadora a receber a medalha CONAVE, que leve o nome de Heraldo Marelim Vianna, educador e pesquisador brasileiro que dedicou sua carreira, na Fundação Carlos Chagas, à avaliação educacional, com atuação no desenvolvimento de sistemas estaduais de avaliação educacional, a exemplo de Minas Gerais e Paraná. Também realizou avaliações de rendimento escolar, a pedido do Ministério da Educação (MEC), nos anos 80, que serviram como base para importantes políticas de avaliação, entre elas, o Saeb. Foi responsável, também, pelo IEAP (The International Assessment of Educational Progress), avaliação internacional de ciências e matemática, com aplicações em cerca de 20 países. Sua obra inclui mais de 60 artigos e 15 livros sobre educação, com destaque para a avaliação educacional.

Lina Kátia Mesquita de Oliveira recebe o mérito das mãos do
coordenador do V CONAVE, professor Nélson Pirola