Busca no site:

Inep lança curso de especialização em parceria com a UFJF

CAEd apoia a formação lato sensu em Estatísticas e Avaliação Educacional

Com objetivo de melhor preparar os profissionais atuantes nos sistemas de ensino, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou o Curso de Especialização em Estatísticas e Avaliação Educacional, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

O curso de pós-graduação lato sensu busca capacitar os participantes para o uso qualificado de indicadores educacionais como parte de suas rotinas de trabalho. Nesse sentido, como módulo introdutório da formação de caráter semipresencial, Inep e CAEd promoveram um encontro presencial em Brasília/DF, de 27 a 29 de novembro. Na ocasião, os cursistas estiveram com os professores responsáveis e colaboradores das disciplinas previstas para oferta e também com os tutores presenciais.

A presidente do Inep, professora Maria Inês Fini, deu boas-vindas aos cursistas, na noite de terça-feira (27), ressaltando a relevância de se apropriarem dos dados coletados e das informações produzidas pelo instituto. Em seguida, a coordenadora-geral do CAEd, professora Lina Kátia de Oliveira Mesquita, apresentou a estrutura do curso e a programação geral dos conteúdos e conhecimentos especialmente selecionados para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos participantes.

Na quarta-feira (28), o estatístico e psicometrista, professor Thierry Rocher, ministrou a palestra “As avaliações internacionais do desempenho escolar: educação e formação”. Ao longo do dia, professores responsáveis pelas disciplinas mediaram mesas-redondas, para exposição acerca das expectativas de aprendizagem e debates propostos, com os professores colaboradores.

Na quinta-feira (29), os participantes receberam orientações para acesso e navegação ao ambiente virtual de aprendizagem e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a especialização. A acolhida ocorreu sob a supervisão da Secretaria Acadêmica do Curso, com intuito de integrar, ao máximo, o cursista ao contexto da UFJF.


Criado em: 05 Dec 2018 | Categoria: Notícias |