“Métodos para Detecção de Fraudes” é tema do VI Conbratri

Juiz de Fora sedia, de 29 a 31 de agosto, o VI Conbratri – Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação.  Promovido pela Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), o evento tem como tema “Métodos para Detecção de Fraudes em Testes”, reunindo conferências, minicursos, comunicações orais e sessão de pôsteres no Victory Business Hotel. O objetivo é discutir as possibilidades e os limites das técnicas estatísticas, visando ao aprimoramento dos processos de avaliação, seleção e certificação.

A quarta-feira, dia 29 de agosto, é dedicada aos minicursos. “The Theory and Application of Statistical Detection of Cheating on Tests” é o minicurso a ser ministrado pelo professor da Universidade de Wisconsin, James Wollack, das 9 às 17 horas.  José Francisco Soares, professor aposentado da UFMG e membro do Conselho Nacional de Educação, ministra o minicurso “Construção de Indicadores Educacionais e Sociais”, das 14 horas às 17h30. A partir das 18h30, acontece a sessão de pôsteres.

O professor James Wollack é quem faz a conferência de abertura do VI Conbratri, “The Testing Industry’s Toolkit to Combating Cheating on Tests”, na quinta-feira, dia 30, às 9 horas. Ainda pela manhã, entre 11 horas e 12h20, ocorrem as comunicações orais, com a apresentação de quatro trabalhos. Às 14 horas, está prevista a conferência “On the statistical meaning of the item parameters in IRT models”, do professor Ernesto San Martín (Pontifícia Universidade Católica do Chile), seguida da palestra “Construção de escalas e avaliação da unidimensionalidade usando o modelo não paramétrico de Mokken”, do professor Jacob Arie Laros (UnB), marcada para as 15 horas. De 16h30 às 18h50, uma nova rodada de comunicações orais, com a apresentação de sete trabalhos.

San Martín volta a falar para os participantes do evento na sexta-feira, dia 31, às 9 horas, sobre “Analyzing the Non-equivalen Group with Anchor Test Design from a Partial Identification Perspective”, seguido pelo professor Héliton Ribeiro Tavares (UFPA), cuja conferência sobre “Modelos estatísticos para detecção de fraudes e aplicações” está agendada às 10 horas. A conferência de encerramento do VI Conbratri será ministrada pelo professor Flávio Cunha, da Rice University (Houston/EUA), às 11h30.

Criado em: 28 Aug 2018 | Categoria: Notícias |