Busca no site:

CAEd integra iniciativa internacional para avaliação digital

Colaboração entre países europeus e centro de pesquisa tem em vista soluções tecnológicas para desenvolvimento da educação

O coordenador de pesquisa de avaliação, professor Manuel Palácios, esteve nesta segunda-feira (18), no evento FLIP, em Paris, representando o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Na oportunidade, ele e o consultor Daniel Corrêa apresentaram a pesquisa de avaliação digital em curso no CAEd, como contribuição acerca das discussões sobre a proposição de soluções tecnológicas substitutivas e/ou complementares aos testes impressos, para o desenvolvimento da educação.

 

Sobre a iniciativa FLIP

A iniciativa FLIP – acrônimo de França, Luxemburgo, Itália e Portugal – constitui-se uma parceria internacional de colaboração para a avaliação digital. Estabelecida em 2017, mais recentemente, conta com a participação do CAEd, que aderiu à FLIP em função da sua trajetória na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias de avaliação e gestão da educação pública.

O quadro colaborativo requer compartilhamento de conhecimento e experiências em avaliação digital, compartilhamento de custos de desenvolvimento de tecnologia, propriamente dito, e compartilhamento de conteúdo em direção a um repositório de itens.

A iniciativa prima por soluções de código aberto e capacidade de interoperabilidade, ou seja, de comunicação transparente com outro sistema.

O CAEd atua em frentes de trabalho – (a) formação e desenvolvimento profissional, (b) gestão de redes e unidades de ensino e (c) avaliação de desempenho estudantil – integradas por tecnologias de informação e comunicação, que estão em sintonia com as demandas da FLIP, agora FLIP & B (Brasil).

 


Criado em: 18 Jun 2018 | Categoria: Notícias |