Diretora de Avaliação do CAEd participa de seminário sobre a ANA 2016

A diretora de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Lina Kátia Mesquita de Oliveira, participou da divulgação dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada na sede do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), na última quarta-feira, dia 25 de outubro.

O evento contou com dois momentos: uma coletiva para apresentação dos resultados da ANA e um seminário em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), que discutiu esses resultados e as Políticas Nacionais de Alfabetização que serão adotadas nos próximos anos.
A diretora do CAEd compôs mesa do seminário juntamente com o secretário de educação básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, e da presidente do Inep, Maria Inês Fini.

Durante o seminário, foram discutidas as propostas apresentadas pelo secretário de educação básica. As propostas, que fazem parte das Políticas Nacionais de Alfabetização, contemplam o Programa Mais Alfabetização, que deve atender, a partir de 2018, 4,6 milhões de alunos com a presença de assistentes de alfabetização, que trabalharão em conjunto com os professores em sala de aula. A expectativa do MEC é contar com 200 mil turmas em todos os municípios brasileiros, entre os 1º e 2º anos do ensino fundamental. O programa será sustentado por três pilares: formação continuada, material didático e gestão.

O MEC apresentou também a ideia de que a ANA seja aplicada no 2º ano. Dessa forma, seria possível verificar se as crianças de sete anos já estão alfabetizadas.

ANA

A ANA avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. Passam pela avaliação todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas públicas no ano da aplicação da avaliação. No ano passado, os testes foram aplicados para 2,5 milhões de estudantes, de 50 mil escolas e 100 mil turmas.

Para acessar a apresentação com os resultados da ANA 2016, clique em https://goo.gl/jd4S48

Para acessar os resultados da ANA, clique em http://ana.inep.gov.br/ANA/

Criado em: 27 Oct 2017 | Categoria: Notícias |