CAEd participa da comemoração dos 10 anos do Paic

O CAEd participou da semana de comemoração aos 10 anos de criação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), ocorrida entre os dias 19 e 22 de junho.Transformado em política pública prioritária do Governo do Ceará, em 2007, o Programa foi fundamental para a melhoria dos resultados da educação dos alunos da rede pública de ensino.

Durante os quatro dias de programação, diversas cerimônias abordaram a experiência bem-sucedida de colaboração entre estado e municípios.

Buscando envolver todos  os profissionais da educação que contribuem para o sucesso do Programa, a abertura das celebrações foi marcada pela simultaneidade. O evento foi realizado na sede da Secretaria da Educação (Seduc) do estado e em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Na quarta-feira, dia 21 de junho, o seminário “Um Regime de Colaboração com Foco na Aprendizagem – Mais Paic” reuniu secretários estaduais e municipais e técnicos da Seduc e das Credes. Com a participação da coordenadora do CAEd, Lina Kátia Mesquita de Oliveira,foram debatidos temas como: Políticas para a Primeira Infância no Estado do Ceará; O Regime de Colaboração no Ceará; Reflexões sobre as Conquistas e Desafios do Paic, dentre outros.

O encerramento conta com o Prêmio Escola Nota Dez. O governador cearense, Camilo Santana, irá entregar a premiação às 265 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2016.

Histórico

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi criado, em 2007, com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Entre as suas atividades estão a oferta aos municípios de formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Juntamente com outras experiências, o PAIC contribuiu para a estruturação, por parte do Ministério da Educação, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic + 5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic – Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que, além da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, passou a atender também do 6° o 9° anos nas escolas públicas cearenses.

Ao todo, o Mais Paic recebe investimento de R$ 43 milhões do Governo do Estado, por meio da Seduc, sendo R$ 22,5 milhões distribuídos em premiação para as melhores escolas; R$ 7 milhões para a realização da avaliação; R$ 7 milhões para aquisição de material didático; R$ 5 milhões em bolsas; e R$ 1,5 milhão em apoio logístico para a execução das formações.

Criado em: 22 Jun 2017 | Categoria: Notícias |