Busca no site:

Pacto pela alfabetização para o Norte é lançado em Manaus

Objetivo é estabelecer estratégias específicas para cada região

Com o objetivo de lançar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com ações específicas para aquela região, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reuniu-se no dia 3 de fevereiro, em Manaus, com os secretários de educação dos estados da região Norte e os presidentes das seções estaduais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para Mercadante, a alfabetização na idade certa é um grande desafio para todo o país e particularmente relevante para a região Norte. “Nós estamos fazendo um pacto específico para a região Norte. Seja na alfabetização, na leitura, na matemática e na redação, nossas crianças de até 8 anos na região Norte têm um grande desafio pela frente”, disse à assessoria do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o secretário estadual de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, o Pnaic Norte atuará em eixos específicos para o fortalecimento da educação na região. Entre os eixos estão o fortalecimento da gestão, estadual e municipal, do pacto; a formação de professores, e a valorização dos professores alfabetizadores.

Sobre o Pnaic

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para fomentar a alfabetização, o MEC dá uma bolsa de estudos para professores alfabetizadores e professores formadores, além de cursos de educação inicial e continuada e material didático específico.

Assista esta notícia pela TV MEC Notícias.

Com informações: MEC


Criado em: 15 Feb 2016 | Categoria: Notícias |