MEC reforça políticas para manter escolas rurais abertas

Assunto foi discutido na segunda edição do Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária

O Ministério da Educação (MEC) instituiu grupo de trabalho com a missão de elaborar e propor políticas de fortalecimento da educação no campo. A portaria foi assinada no último dia 21, pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na abertura da segunda edição do Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (2º Enera), em Luziânia, Goiás.

Janine Ribeiro ressaltou o orgulho das ações que buscam fortalecer a educação nas áreas rurais. Uma delas é o Programa de Educação no Campo (Pronacampo), que procura ampliar o acesso e a qualificação da oferta da Educação Básica e da Educação Superior para as populações daquelas áreas.

De acordo com indicadores do Censo Escolar, cerca de 32,5 mil escolas do campo foram fechadas nos últimos dez anos. Só em 2014, foram extintas 4.114 no país. O grupo de trabalho, que a partir de agora faz parte do Pronacampo, atuará principalmente no acompanhamento dessas escolas, de modo a acompanhar suas necessidades e evitar o fechamento dessas instituições.

O Encontro

A segunda edição do Enera se estendeu até o dia 25, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia. O evento reuniu educadores, trabalhadores do campo, pais e alunos para debates e seminários sobre temas como alimentação escolar, agroecologia, agronegócio na escola pública, formação de professores, educação especial, infância, reformas do ensino médio e educação profissional.

Um dos objetivos do encontro foi o de ampliar o número de educadores nas escolas e discutir o papel desses profissionais nesse processo. O Enera também é um espaço de debate e reivindicação pelo direito de estudar.

Com informações: MEC

Criado em: 28 Sep 2015 | Categoria: Notícias |