Resultados de avaliação fomentam políticas públicas

Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) fornecem ao Ministério da Educação o retrato dos problemas atuais

Divulgados na última semana, os resultados da ANA, segundo o ministro Renato Janine Ribeiro, permitem às redes municipais de ensino o conhecimento acerca da melhor e mais adequada intervenção em prol da melhoria do quadro educacional, e, diferente do que se imagina, ultrapassa a ideia de ranking, pois serve para orientação de políticas públicas.

Em novembro de 2014, avaliou-se mais de dois milhões de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam a necessária evolução nos índices de alfabetização de mais de 20% dos estudantes alocados no nível 1, em que estão alunos com provável capacidade de ler palavras com estrutura silábica canônica e de alternar sílabas canônicas e não canônicas, em Leitura e Matemática, bem como daqueles 35% com incapacidade de escrever texto. Os dados da avaliação confirmam a influência de fatores alheios à escola no processo de ensino-aprendizagem, principalmente a desigualdade social.

A divulgação dos resultados da ANA marcou o lançamento do Painel Educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cujo objetivo é apresentar informações agregadas sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos municípios brasileiros, de modo a colaborar para o monitoramento do direito à educação. As principais informações referem-se à trajetória, ao contexto e à aprendizagem.

Sobre a ANA

A ANA é realizada nas escolas públicas que tenham matriculados estudantes no 3º ano do Ensino Fundamental. Em 2013, 55.836 escolas participaram da avaliação. Em 2014, 49.791. A avaliação integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado pelos governos federal, estaduais e do Distrito Federal, além das administrações municipais. A meta central é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental.

Confira a apresentação dos resultados da ANA

Informações: Assessoria MEC

Criado em: 21 Sep 2015 | Categoria: Notícias |